Doença celíaca e a relação com queda de cabelo

" Será que a doença celíaca pode causar queda de cabelo? A queda de cabelo é…"

Escrito por Valine

 Será que a doença celíaca pode causar queda de cabelo? A queda de cabelo é um sinal evidente de que o organismo não está funcionando corretamente. E no que se refere a doença celíaca, ou pessoas intolerantes ao glúten não celíacos, a queda de cabelo pode ser, sim, um sintoma de alterações internas no organismo. 

       Para entender a relação de  queda de cabelo ou disfunções no couro cabeludos a doença celíaca, temos que  entender o que o glúten pode acarretar no organismo.

          O glúten é uma proteína considerada uma macromolécula estranha ao organismo, quando ingerido o organismo responde de forma anormal disparando uma reação autoimune, e o sistema imunológico começa a atacar os tecidos saudáveis no corpo, causando uma inflamação crônica no intestino delgado dificultando a absorção de nutrientes e causando também uma impermeabilidade no intestino onde bactérias, parasitas e toxinas podem facilmente entrar na corrente sanguínea. Então a doença celíaca não afeta apenas uma parte específica do corpo, mas o organismo como um todo. 

          No couro cabeludo, devido a impermeabilidade no intestino, isso facilita a penetração de substâncias tóxicas e alérgicas ao couro cabeludo pela corrente sanguínea, afetando os folículos pilosos saudáveis.


            Além disso, o glúten atrapalha o intestino a absorver corretamente as vitaminas  (zinco, selênio, biotina) e todos esses nutrientes são importantes para um cabelo crescer forte e saudável, caso o intestino não consiga reter esses nutrientes, o cabelo não tem força o suficiente para nascer e tender a cair severamente, podendo levar até a um quadro de eflúvio telógeno prolongado por causa disso.     

        Para ilustrar: A doença celíaca pode ser como a ponta de um Iceberg, os casos sintomáticos podem ser comparados com aquela pico parcial  do iceberg no oceano que pode ser visto.. E a parte submersa são aqueles casos assintomáticos que não desenvolvem evidência clara de uma doença celíaca mas apresentam sintomas como queda de cabelo crônica, inflamação, coceira, dermatites ou descamação no couro cabeludo, diarréia, prisão de ventre entre outros sinais.

                 O glúten está presente não apenas nos alimentos (como trigo, cevada centeio e outras), mas também nos cosméticos e maquiagens. Então é necessário estar de olho em tudo que é utilizado. E também nos utensílios da cozinha, pois pode haver o risco de contaminação cruzada caso esses objetos tenham contato com o glúten. 

                Sendo assim, a queda capilar  pode estar relacionada com a doença celíaca, é preciso estar atento aos sintomas, mesmo que leve e procurar ajuda especializada. 

                

Post baseados nos seguintes  estudos científicos:  

Doença celíaca revisitada número 187 (S. Rito Nobre, T. Silva, J. E. Pina Cabral)
Revista de Nutrição: Doença celíaca, hábitos e práticas alimentares e qualidade de vida. 23(3) / Junho de 2010
Revista da Associação Médica e Brasileira: Diagnóstico de doença celíaca em adultos 56(1) / 2010
Celiac Disease Foundation – Biblioteca Virtual em saúde – 16/05 – Dia Mundial de conscientização sobre a doença celíaca Ministério da Saúde. Doença celíaca: você pode ter e não saber.  

Veja também:

Nutrigenética

Nutrigenética

 A nutrigenética é a genética aplicada na interação dos alimentos de acordo com cada tipo sanguíneo respeitando a...

ler mais